Imagem capa - 6 momentos valiosos do primeiro aninho do bebê por Gislaine Lise
AcompanhamentoBebêsDicas

6 momentos valiosos do primeiro aninho do bebê

Olá mamães! Estamos inaugurando nosso novo blog e o post de hoje é sobre o primeiro ano do bebê!

Ah, o primeiro ano! De longe é o mais emocionante, pois estamos aprendendo tudo, desde cuidados básicos até lidar com tantos sentimentos, frustrações, alegrias.. e é impressionante como tudo acontece tão rápido! Como em um dia estamos sentindo os chutinhos na barriga e no momento seguinte estamos pesquisando tudo sobre puerpério porque o nosso parece mais difícil que todos os exemplos que lemos por tanto tempo na internet. - Por falar nisso, fiquem ligadas aqui que em breve terá um post só sobre essa fase tão solitária e de tanto aprendizado. 

Mas hoje vamos falar sobre o tempo. Cruel demais, rápido demais. Somos surpreendidas diariamente com o quão rápido é o desenvolvimento do bebê! A pele que muda nos primeiros dias, os olhinhos que vão mudando de cor, o cabelinho ralinho.. O primeiro ano de vida do bebê é cheio de marcos, de mudanças, de desenvolvimento, de tudo que em breve vai se chamar apenas saudade. 

E preparei uma listinha com 6 dos momentos mais valiosos do primeiro aninho do bebê (com uma super surpresa pra quem ler até o final) ♥


1 - A maioria dos recém-nascidos poderá perder todo o cabelo com que nasceram por volta dos três a quatro meses.




       A estrutura dos fios de "cabelo" do bebê é parecida com o pelo do braço de um adulto e serve para manter o bebê aquecido - motivo pelo qual bebês prematuros costumam ter mais pelos pelo corpo todo. Quem conta é o pediatra Jorge Huberman, em  matéria para a "pais e filhos". 
      Depois do nascimento, os bebês não recebem mais hormônios da mãe pelo cordão umbilical e por isso é comum que esses fios caiam e aí sim começa nascer o cabelo de verdade. 


2 - Após cerca de seis semanas, seu bebê pode fazer contato visual direto com você.


Geralmente, nessa fase quase metade dos bebês já reconhece a mãe e o pai, e também começa a prestar mais atenção nas coisas à sua volta, olhando fixamente para um brinquedo colocado na sua frente, por exemplo. É o início das interações com o mundo externo e uma experiência extremamente gratificante.



3 - O primeiro sorriso "de verdade" do bebê geralmente acontece entre quatro e seis semanas após o nascimento.


     

      Nos primeiros dias de vida do meu filho, o Leon, ele dava alguns sorrisinhos e minha família logo dizia que era "quebrante"! Mas a ciência explica: esses sorrisos (que podem acontecer mesmo no útero!) são sorrisos de reflexo, semelhantes aos movimentos bruscos de braço e perna que eles tem nos primeiros dias, que parecem que levam um "sustinho", sabe? Mas por volta de quatro semanas os bebês já mostram um sorriso "real" - e nós temos aquele ataque de fofura! 

       Ps: esse gato da foto não é meu filho, esse é o Théo, meu clientinho sorridente e suuuuuper fofo!

4 - Segurar objetos





A coordenação motora demora pelo menos um ano pra ser desenvolvida suficientemente para segurar com firmeza, mas desde cedo eles já estão treinando, mais especificamente, a partir dos 3 meses - quando eles começam a perceber objetos e tentam pegá-los!


5 - Sentar sozinho

A maioria das crianças começa a sentar sozinha mais ou menos quando aprende também a rolar de um lado para o outro e já mantem a cabeça erguida, sem apoio. É bem relativo para cada bebê, mas geralmente acontece entre os 5 a 8 meses. Antes disso é comum eles ficarem um tempo sentadinhos, mas precisam de apoio e alguém do lado sempre atento pra segurar. 




6 - Os dentinhos!

Com ou sem colar de âmbar, com ou sem pomadinhas anestésicas, a fase dos dentinhos é única em cada família: alguns ficam inquietos, com febre alta e os pais correm pro pronto socorro tentar descobrir o que é; já alguns simplesmente acordam um belo dia e notam que tá nascendo um ou dois dentinhos no bebê e ele "nem reclamou". E aí a gente comemora, fica feliz, e quer mostrar pra toda a família que o bebê já tem dentinhos (e quem diz que eles abrem a boca nessa hora???)



Claro que tem MUITO conteúdo para o primeiro ano do bebê e falar de cada marco do desenvolvimento, cada detalhe de tudo que acontece nos primeiros 12 meses renderiam dezenas de tópicos!

Além disso, é muito importante lembrar que cada criança tem seu tempo e não faz nada bem ficar comparando um bebê com outro. Alguns começam a sentar sozinhos com 6 meses por exemplo e engatinhar com 7, outros não. A única coisa que temos em comum com todos os bebês é uma: a saudade que vamos ter desse tempo.

E é aí que entra a importância de registrar cada fase!

Quando lá na frente a você lembrar do cabelo ralinho dos primeiros meses, os mini dedinhos gordinhos tentando segurar os objetos, o sorriso banguela, os primeiros dentinhos, eu quero que você, mamãe, seja capaz de reencontrar esses momentos para poder reviver cada um deles! E é com isso que eu trabalho, com memórias, eternizando momentos que passam "voando" e que, infelizmente, não voltam jamais. Não é sobre foto, não é sobre um ensaio, é sobre o início de uma linda história que merece ser registrada e revisitada sempre!

Eu estou falando do acompanhamento fotográfico de bebês, que pode ser feito de três formas: mensalmente, ou a cada dois ou três meses. 

É onde registramos cada nova evolução do bebê desde o nascimento até completar um ano de vida.  Diz aí, quanto vale uma recordação dessas? Pra vocês, pais, e daqui uns anos, pra ele(a)? 


Consegue perceber a importância? 


Mas calma, é claro que eu não poderia terminar esse post de outra forma sem ser um presentão pra vocês!

Quero contar novas histórias e por isso vou presentear 5 famílias! As 5 primeiras mamães (pode ser gravidinha ou com o bebê até 1 ano) que entrarem em contato vão ganhar uma sessão de acompanhamento infantil! E mais alguns presentinhos extras para todas que se interessarem! ♥

Você só precisa responder algumas perguntinhas e pronto!


Clique AQUI para participar


Estamos super ansiosos para conhecer a sua história!